sábado, 7 de julho de 2012

Jejum verdadeiro

O Evangelho de hoje é a continuação do lido ontem: Jesus estava participando de um banquete na casa de Levi, o publicano. Com Ele estavam os seus discípulos e os amigos de Levi. Os fariseus ficaram escandalizados em ver o Mestre num ambiente de todo inconveniente e questionaram Jesus.
Desta vez, são os discípulos de João que questionam a atitude de Jesus... com eles Jesus foi mais atencioso explicando, com paciência, um assunto muito importante. Primeiro os chama ao bom senso: compara a situação com uma festa de casamento. Na festa não é o momento nem de falar em Jejum, muito menos de jejuar. O que não significava desprezar o jejum, que teria sua hora própria de ser praticado.
Em seguida, Jesus dá um recado muito importante aos discípulos de João: era chegado o momento da grande mudança. Não se tratava de pequenos remendos, na tentativa de consertar um sistema religioso que tinha se esvaziado de sua finalidade central. Não adianta colocar remendo em pano velho, nem vinho novo em odres velhos.
O jejum que Jesus espera de nós não é só a nossa privação, mas também o nosso dom: dividir o pão com o faminto, acolher o desabrigado, vestir o nú, quebrar as cadeias que aprisionam e desfazer todo o jugo. Era a grande novidade que estava acontecendo.
- Dom Luís Demetrio Valentini -

3 comentários:

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita ao Sinais do Reino! Paz e Bem! Beijos Mabel

Marili Alves disse...

lindo post, bom passar por aqui e se enriquecedor com tanta sabedoria

Aliny disse...

oie tia :) tah frio æ ? aqui brinca q vai esfriar e nao esfria...(indo ao post..Jesus mudou tudinho? o sistema religioso foi? (sim Jesus mudou)ihh tia eu sei o q Jesus mudou + nao sei explicar ..hummmm...ajudar os menos favorecidos ,e sermos livres ..otimo finzinho de sabado ...fique com Deus..Bjinhux