domingo, 11 de novembro de 2012

Tudo para Deus!

Deus não pede muito, pede tudo! Ou então, pede apenas o melhor de nós. A verdadeira religião dispensa exageros e ostentação.
O Evangelho de hoje é um conjunto formado por dois quadros, um referido ao outro. De um lado, o comportamento dos fariseus e do outro, a atitude da viúva. A mensagem é bem clara: é preciso ter cuidado com os “doutores da Lei”, falsos mestres, e imitar a viúva, mestra verdadeira da qual desviamos o olhar.
Os “doutores da Lei” amam a si mesmos acima de todas as coisas e servem-se de tudo e de todos. São idólatras de si mesmos! A pobre viúva é exatamente a imagem contrária: pobre, humilde, sozinha, longe dos refletores. Ela não dá muito, como faziam os ricos, mas dá tudo. Ela dá toda a sua vida.
A crítica de Jesus aos escribas e aos ricos não se referia às suas esmolas, mas ao modo como o faziam: queriam se exibir e chamar a atenção. Davam grandes quantias, que lhes eram supérfluas, e que muitas vezes provinham da injustiça e da exploração dos mais pobres.
Jesus faz aos discípulos uma séria advertência contra a falsidade do coração. Para Deus, o que conta não são as ações em si mas o espírito com que são feitas. A esmola da viúva merece o reconhecimento e o elogio de Jesus por representar sua própria vida e o melhor de seu coração.
Para que nossa oração e nossa esmola sejam aceitas por Deus, também devem ser feitas na pureza do coração e libertas de todas as vaidades exteriores.
- Frei Anacleto Luiz Gapski -


4 comentários:

chica disse...

Nada que fizermos sem o coração cheio de luz, pela vontade, vale a pena ou fica bem. ELE merece o melhor! beijos,tudo de bom, obrigado pelos carinhos sempre,chica

Maria Luiza disse...

A humildade reside na pureza do coração. Quem entrará no santuário para louvar o Senhor? Quem tem as mãos limpas e o coração puro! Grande abraço e beijinhos!

Tamires disse...

'Eu quero um coração igual o da viuvinha ...' (8)

Imaculada disse...

Amei ler essa postagem!
Sempre me pego pensando nessa bela passagem do Evangelho...e desejo ter um coração como dessa viúva. Que Deus me ajude!
Obrigada pela carinhosa partilha.
Abraços! Uma semana abençoada e feliz pra ti.