sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Discernimento, sabedoria e liberdade

A inteligência e a liberdade humanas corrompidas pelo pecado deformam a realidade e impedem nosso acesso à verdade que liberta. João Batista, que jejua, é visto como um demônio; Jesus, que come e bebe, é visto como um comilão e beberrão. Como a sabedoria pode ter casa em nossos corações desorientados e fechados?
Se queremos viver autenticamente a liberdade devemos construir a base profunda de nossas aspirações: a paz, a justiça e a solidariedade. Mas sem Deus ninguém é capaz disso. Por isso, Jesus nos dá Sua mensagem salvadora, Seu Evangelho.
No coração do homem, habita uma dupla linguagem: a alegria e a tristeza. O coração bom se entristece com o mal e se alegra com o bem. Já o coração mau se alegra com o mal e se entristece com o bem. É o que faz a geração perversa do tempo de Jesus e é o que faz esta nossa geração. No fundo, no fundo, somos crianças birrentas, destituídas de sabedoria e discernimento, e acabamos por estragar os planos de Deus e, no fim, por nos destruir.
O Evangelho de hoje é um convite ao discernimento. Há uma tristeza que vem de Deus e outra que vem do inimigo. Há uma alegria autêntica e outra que é pura e grosseira imitação. Precisamos saber isso para podermos, com liberdade e responsabilidade escolher o que verdadeiramente nos torna felizes, e afastar o que nos torna infelizes.
O discernimento – dom do Espírito – nos ajuda em todos os momentos e em todas as situações, a perceber os sinais através dos quais Deus nos fala. O discernimento é um sentido sobrenatural que o Espírito dá livre e gratuitamente. É uma espécie de ”faro”, com o qual, instintivamente, se distingue o que é verdadeiramente bom e o que é verdadeiramente mal. Além de se possuir esse “faro”, é preciso treiná-lo e ficar atento para não perdê-lo. Preservar e restaurar nosso “faro” é tarefa para toda vida. Enquanto estivermos respirando, precisaremos cuidar de nosso “faro” para o bem e para o mal!
- Pe. Antonio José de Almeida -
 
Meu altar
click e reze comigo

3 comentários:

Casinha das Gifs ^^ disse...

Oi minha flor!

Ai que lindo! Às vezes meu faro me engana e acabo me iludindo, rsrs...
Pois é Tetê! Eu pedi pra Bella via msn para ela abrir o meu sistema de comentários e enviar o link do reblogger para eu poder retribuir os comentários, acredita?
Nenhum blog da zip.net eu consigo abrir! A página fica horas carregando e depois aparece aquela mensagem de "O Internet Explorer não pode exibir a página da web".
Já tentei pelo Chrome e Mozilla e diz a mesma coisa :(
Tô agoniada muié! rsrs...
Nunca fui muito de Face, sabia?
No início era modinha, depois não fiquei tão fã assim ^^

Obrigada pelo carinho amada e tenha um ótimo restinho de tarde!
Bjkas... TATIANA BERTOLIN

casinhadasgifs.zip.net

✿ chica disse...

Muito boa e saber discernir é preciso... beijos,lindo fds e ri com teu comentário do0 amigo secreto,sr

chica

Cacilda disse...

Boa noite querida mana!!
Ontem o comentario ficou na pagina , Assim nos fala os Santos!
Belissimo mensagem para reflertimos!!
Esse faro eu treino ele no meu dia a dia, e para preservá-lo somente com muita preserverança e fé .
Fique na Santa Paz de Deus!!
Beijos
Cacilda