domingo, 19 de outubro de 2014

Menos ganância, mais solidariedade

Nossa inserção num contexto social e histórico determinado é um aspecto muito importante da fé e da vida cristã. Vivemos numa sociedade determinada, mas não somos seus escravos; temos o dever e o direito de nos posicionar em relação a ela em nome do Evangelho. No tempo de Jesus, o império romano dominava boa parte do mundo, inclusive a pátria de Jesus que ensinava que podemos ter deveres em relação à autoridade, mas só podemos nos curvar e servir sem restrição a Deus, que nos quer vivos e livres.
A sociedade só é boa quando garante vida e liberdade a todos; a autoridade só merece respeito quando serve ao bem comum, dentro da verdade, da justiça, da liberdade e do amor. A crise econômica que estamos vivendo nos países ocidentais não tem solução fácil, pois mais que uma crise financeira é uma crise de humanidade. Obcecados só por um bem estar material cada vez maior, acabamos vivendo um estilo de vida insustentável.
A crise vai ser longa e teremos pela frente anos difíceis e não basta propor soluções técnicas; é necessário passar da lógica da competição à lógica da cooperação, pôr limites à voracidade dos mercados e aprender a ética da renúncia. Nós, seguidores de Jesus, temos que encontrar no Evangelho a inspiração e o alento para viver a crise de maneira solidária e é o próprio Jesus que nos convida a estar ao lado dos mais vulneráveis, os que estão sendo sacrificados injustamente às estratégias dos mercados mais poderosos.
O Pão Nosso de Cada Dia               

3 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Olá,queria Tete
Tenha uma nova semana abençoada e estarei no Pai Eterno orando por todos nós...
O Evangelho me alimenta e muito...
Bjm fraterno

Mirtes Stolze. disse...

Boa noite Amiga.
Deus nós que livre e felizes, sempre olhando para a necessidade dos menos favorecidos e fazendo a nossa parte.
Uma abençoada semana.
Abraços.

Anete disse...


"Menos ganância, mais solidariedade."

Texto bom, Tetê! Gosto do título de um livro: TUDO SE RESUME NO AMOR!

Um abraço... Boa Semana...