quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Salvação é gratuidade

O texto de Lc 11, 42-46 mostra o motivo fundamental da contraposição entre Jesus e os fariseus. Os “ais” que Jesus proclama nesse texto, revelam a Sua indignação com os fariseus, com os mestres e doutores da lei. Os fariseus estão convencidos de que a salvação é conquista, construída no esforço incansável e reconhecida de acordo com os méritos de cada um.
 Jesus ensina que a salvação é dom da misericórdia de Deus, que vem ao encontro da nossa miséria e nos dá o que não merecemos nem suspeitamos receber. Por que a lei era tão severa para o povo? Por que oprimi-los com leis difíceis de serem cumpridas? É preciso amar o outro na medida em que nos amamos, e colocar o outro em lugar de honra em nossa vida. É preciso acolher e mostrar que Deus não se prende às leis que não traduzem aquilo que Ele é. Ninguém melhor que o ex-fariseu Paulo entendeu que Deus é amor, e tudo é graça!
Hoje, temos o legado de Jesus de anunciar a Palavra; o que temos feito? Que imagem de Igreja apresentamos para os outros? Será que ajuda a quem está longe da Igreja ou tem dificuldade de compreendê-la?
Pe. Air José de Mendonça

2 comentários:

Anete disse...


Mensagem boa e oportuna!
Amar o próximo, lembrando do Gracioso Amor do Pai... Ser como Ele, manso e humilde de coração...
A Igreja tem sido meio relapsa no que diz respeito ao exemplo/testemunho verdadeiro!...

Beijos

Mirtes Stolze. disse...

Boa noite Amiga.
A salvação é viver não para o mundo, mas para Deus, amando a Deus e ao próximo, não adianta na minha opinião seguir uma religião e fazer tudo contra a vontade do Pai.
Uma linda noite.
Um forte abraço.