domingo, 25 de janeiro de 2015

Outro mundo é possível

Não sabemos com certeza como os discípulos de João Batista reagiram quando Herodes Antipas o encarcerou na fortaleza de Maqueronte, conhecemos a reação de Jesus (Mc 1,14-20); Ele começou a percorrer as aldeias da Galileia pregando uma mensagem original e surpreendente.
Jesus não repete a pregação de João, nem fala de Seu batismo no Jordão... Ele anuncia a Boa Notícia de Deus e mostra Deus como algo novo e bom. Ele proclama que “completou-se o tempo (vers. 15a), pois com Ele começa uma nova era. Deus não quer deixar-nos sós com nossos problemas, sofrimentos e desafios; quer construir junto conosco um mundo mais humano.
Em Jesus experimentamos Deus como uma Presença boa e amiga que está procurando abrir caminho entre nós para humanizar nossa vida. Por isso, toda a vida de Jesus é um chamado à esperança. Quando Jesus nos adverte “convertei-vos (vers. 15b) é porque não é mais possível viver como se nada estivesse acontecendo... para que haja mudança somos nós que temos que mudar primeiro. Precisamos despertar da indiferença, mobilizar nossas energias e crer que é possível mudar o mundo. Precisamos crer na força libertadora do Espírito; crer que é possível a transformação.

Essa é a mensagem de Jesus, apaixonante mensagem... o que temos feito dela? Como a temos podido esquecer? Com que a substituímos? Em que gastamos nosso tempo se o mais importante é buscar o Reino de Deus e a Sua justiça? Como podemos viver tranquilos, observando que o projeto de Deus de uma terra cheia de paz e de justiça está sendo aniquilado pelos seres humanos?

Há muito o que refletir, há muito o que mudar... e o tempo completou-se!
José Antonio Pagola  

5 comentários:

Maria Luiza disse...

Querida Tetê, esta frase me acalma a alma, me faz crer mais e mais:
"Em Jesus experimentamos Deus como uma Presença boa e amiga que está procurando abrir caminho entre nós para humanizar nossa vida. Por isso, toda a vida de Jesus é um chamado à esperança." Linda, não? Passei no Pentecostes e li sua reflexão; também muito bonita. Dei uma fugidinha e estou aqui em casa e vou fazer o possível para visitar as minhas amigas queridas!
Estou na casa de de minha filha, ajudando-a. Um abração! Fica com Deus!

chica disse...

Realmente é hora de mudar! Há tanto precisando sessas mudanças! bjs praianos,chica

Edite Lima disse...

"Precisamos crer que é possível a transformação" Sim , Tetê , nossa esperança não deve esmorecer nunca. Mas não basta apenas crer .É preciso agir ! Abcs. Bom domingo !

Anete disse...

Mudar é preciso... Depende de cada um...
A mensagem de JESUS é apaixonante, devemos abraçá-La e DIVIDI-LA...

Boa semana, Tetê... MUITA PAZ!



Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Tetê
Deus é mesmo a Presença boa e amiga...
Bjm festivo de 2015