domingo, 8 de março de 2015

3º Domingo da Quaresma

O primeiro sinal que o Evangelho de João nos narra põe em relevo o protagonismo da mulher Maria, que aparentemente invisível na festa de um casamento da aldeia, dá-se conta de que o vinho está acabando e que os noivos vão passar por momentos de constrangimento. De maneira delicada, porém persuasiva, aproxima-se de Jesus e, com a força de sua palavra e a ternura derramada em seu coração move Jesus a providenciar a fartura que garantirá a alegria da festa. Maria tem plena consciência de que o Filho providenciará o vinho novo da nova aliança; tem certeza de que a festa da vida continuará ininterruptamente; confia que esta Filho bem amado colocará a graça divina para que a alegria humana não desapareça da terra. Com a ternura de mulher, Maria apressa a hora de Jesus.

Hoje, Dia Internacional da Mulher, reflitamos sobre a presença das mulheres nas comunidades, nas pastorais, nos movimentos sociais; elas estão marcando a abertura de caminhos novos de participação, contribuindo para as novas políticas públicas, assumindo novas atitudes para transformar esta nossa casa comum em um lugar aprazível, onde não há de faltar vinho e comida, justiça e paz, alegria e festa. 
São estas mulheres que, a exemplo de Maria, a mãe de Jesus, estão nos indicando os caminhos para a construção de uma sociedade fraterna, em busca do Reino da vida e do amor; elas estão nos ajudando a tecer alianças de paz, de solidariedade, de respeito, de justiça e de paz.
Augusto Jacob Grün 

5 comentários:

Imaculada disse...

Linda reflexão amiga!
Maria é nosso exemplo de Mulher.
Grande abraço e um semana abençoada pra ti!

chica disse...

Fiquei vovó pela 7ª vez, hoje, depois de 6 meninos, de uma menina!bjs,chica

Podes ver no canteiros da vida

Anete disse...

Bela mensagem, Tetê!
Olhando para Cristo e, aos Seus pés, poderemos ser MULHERES como Maria, lindas e abençoadoras...

Um Beijão...
BOA SEMANA..............

Maria Luiza disse...

Maria é nossa redentora, nosso grande exemplo a seguir! Beijocas !

Mirtes Stolze. disse...

Boa tarde Amiga.
Linda mensagem, devemos mesmo seguir o exemplo de Maria. Uma feliz semana.
Beijos.