domingo, 12 de abril de 2015

Caminhando com fé

Estando ausente Tomé, os discípulos de Jesus tiveram uma experiência inaudita; quando o veem chegar, lhe contam cheios de alegria: “Vimos o Senhor!”. Tomé os escuta com ceticismo... Por que vai acreditar em algo tão absurdo? Como podem dizer que viram Jesus cheio de vida se Ele morreu crucificado? Tomé não consegue aceitar o testemunho de ninguém, precisa comprová-lo pessoalmente, só acreditará em sua própria experiência.
Este discípulo que resiste a crer de maneira ingênua vai nos ensinar a caminhada que temos que fazer para chegar à fé em Cristo ressuscitado, a nós que nem sequer vimos o rosto de Jesus nem ouvimos Suas palavras, nem sentimos Seus abraços.
Oito dias depois. Jesus se mostra de novo aos Seus discípulos e dirige-se imediatamente a Tomé. Não critica sua reação; Jesus o compreende e vem ao seu encontro, mostrando-lhe Suas feridas. Tomé experimenta a presença do Mestre que o ama, o atrai e o convida a confiar. Tomé, o discípulo que fez a caminhada mais longa e mais trabalhosa até se encontrar com Jesus, chega mais longe na profundidade de sua fé: “Meu Senhor e meu Deus!” - ninguém confessou Jesus dessa maneira.
Não precisamos ficar assustados ao sentir que brotam em nós dúvidas e perguntas... As dúvidas, vividas de modo sadio, nos salvam de uma fé superficial que se contenta com repetir fórmulas, sem crescer em confiança e amor. As dúvidas nos estimulam a ir até o final de nossa confiança no Mistério de Deus encarnado em Jesus.
A fé cristã cresce em nós quando nos sentimos amados e atraídos por esse Deus cujo Rosto podemos vislumbrar no relato que os Evangelhos nos fazem de Jesus. Então, seu chamado a confiar tem em nós mais força que nossas próprias dúvidas: “Bem aventurados os que creem sem ter visto.
José Antonio Pagola

5 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Tetê
E ele perdeu a festa da Comunidade...
Bjm pascal

chica disse...

Muito legal e essa FÉ deve nos acompanhar, caminhar ao nosso lado sempre! bjs, chica

Anete disse...


Tetê, vi seu comentário, TORCENDO!
Crendo sempre e prosseguindo com fé e novas esperanças...
Tomé me fala de experiência pessoal, "Provai e vede que o senhor é Bom!" Ele precisava "sentir na pele" a ressurreição de Cristo!!

Beijos e Boa Semana...

Bell disse...

Vivemos em um mundo cheio de Tomés e isso é terrível.
Fé é vc crer mesmo sem ver.
Difícil mas temos que ter confiança em nosso Deus.

bjokas =)

Mariangela l. Vieira - "Vida", o meu maior presente. disse...

Como é bom Crermos em Deus e esperarmos sempre Nele!
Linda mensagem amiga.
Beijos e uma linda semana!
Mariangela