quinta-feira, 12 de maio de 2011

Anunciando a Boa Nova de Jesus

Ler a Bíblia é um hábito saudável que precisamos ter no nosso dia a dia. Interpretar a Palavra de Deus com nosso raciocínio é impossível. Só o Espírito Santo poderá nos revelar a mensagem que cada passagem lida se faz necessária a nós.
Click aqui e leia as leituras de hoje e o comentário sobre o Evangelho.

"Filipe pôs-se a falar e, ... anunciou-lhe a Boa Nova de Jesus" (At. 8:35 - primeira leitura de hoje).
O que é a Boa Nova de Jesus? É o Evangelho: é o próprio Cristo, Sua Pessoa, Sua Palavra, Sua mensagem. É Ele, o Filho de Deus presente, vivo no meio de nós.
A grande expressão de esperança do povo de Deus, "Ele está no meio de nós", que passou para a nossa liturgia, é a expressão de profissão de fé de acreditar numa presença viva e real do Senhor em nosso meio. Isso os apóstolos testemunharam. Testemunharam, também, a Escritura, a mesa da Palavra. Esta Palavra precisa ser proclamada, anunciada, conhecida e vivida.
Foi isso que os apóstolos fizeram. A Boa Nova de Jesus passou da boca para o ouvido e do ouvido para novas bocas que foram anunciar esse Deus verdadeiro com uma proposta de mundo diferente, de condição humana diferente, para uma transformação de sociedade. Esse Evangelho anunciado por Jesus Cristo, agora sob a luz do Deus Encarnado e do Cristo Ressuscitado convida-nos a sermos discípulos e missionários do Senhor.
A fé nasce da escuta da Palavra de Deus, por isso é preciso anunciá-la com ardor, para que o ouvinte se convença de Sua verdade.
- Egon Martim Seibert -

Um comentário:

Sergio Buratto disse...

Escreveste: "Ler a Bíblia é um hábito saudável que precisamos ter no nosso dia a dia.
Interpretar a Palavra de Deus com nosso raciocínio é impossível.
Só o Espírito Santo poderá nos revelar a mensagem que cada passagem lida se faz necessária a nós."

Pergunto: Se lendo a Bíblia não conseguirei entendê-la sem um intérprete, não seria melhor ler diretamente a versão interpretada?
E já existe uma versão interpretada pelo Espírito Santo?
Mas neste caso seria a Palavra de Deus, ou a Palavra do Espírito Santo?
E sendo um Deus Três-em-Um, por que um deles teria que interpretar o que o outro escreveu, já que no fundo são a mesma entidade?
E por que haveria necessidade de interpretação da Bíblia por outro Deus, se o texto foi escrito para a limitada mente de suas cópias humanas?
E como e em que circunstâncias o Deus Espírito Santo revela o sentido oculto da Bíblia?