sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Amor a Deus e solidariedade

Ler a Bíblia é um hábito saudável que precisamos ter no nosso dia a dia. Interpretar a Palavra de Deus com nosso raciocínio é impossível. Só o Espírito Santo poderá nos revelar a mensagem que cada passagem lida se faz necessária a nós.
Click aqui e leia as leituras de hoje e o comentário sobre o Evangelho.

O amor a Deus se concretiza e plenifica no efetivo amor ao próximo. O amor a Deus e o amor ao próximo são semelhantes e um não exclui o outro, ao contrário, complementam-se.
A Palavra de Deus (na primeira leitura) nos apresenta bom exemplo de vida familiar, mesmo em meio às provações. A solidariedade de Rute é a que devemos ter para com os mais pobres em nosso mundo. O amor para com Deus passa pelo amor ao irmão e nos revela a identidade entre o amor a Deus e o amor ao próximo.
No Evangelho de hoje, o intérprete da Lei dirige à Jesus uma pergunta capiciosa: "Qual é o grande mandamento da Lei?" Naquele tempo, os judeus enumeravam 613 mandamentos e conforme fosse a resposta de Jesus eles poderiam jogá-lo uns contra os outros e, certamente, levariam vantagens ou, no mínimo, garantiriam suas posições de poder. A resposta de Jesus foi clara e objetiva: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento! Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo".

Pôr-se no caminho de Cristo é escolher o Reino e suas exigências. A generosidade será o sinal de nossa autenticidade. Jamais pode haver desejo de prestígio, de destaque ou importância social. No Reino o que conta é o serviço em favor da vida do irmão.
- Pe. Ferdinando Mancílio -

5 comentários:

Maria Luiza disse...

Deus, permita-me tratar a todos como verdadeiros irmãos, pois quero fazer parte do seu Reino. Amém!
Tetê que o seu final de semana seja muito bacana, mesmo!. Bjbj!
   

Aliny disse...

Oie tia nuxaaaaa o post de ontem mt complicado..vc explicando euzinha entendi..o q me deixou confusa foi a parte onde o rei manda matar ...tks por me explicar vc eh um anjinho de tia :))ja tah me dando arrepios de tao Lindoooo..resumindo no reino de Deus o q importa eh ajudar os irmaos independente de nossa classe social..tds podem ajudar seus irmaos nem q seja repartindo um pedaço de pao..os textos do Pe Ferdinando sao D+ ...tia um fds abençoado... Bjinhux

Mabel disse...

Olá! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita ao Mensagens do Anjinho e Sinais! Bom final de semana! Paz e Bem! Beijos Mabel

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida
O Amor vem de Deus e vem pra nos salvar da infelicidade de ser só e de não fazer o outro feliz também...
Bjs de paz e ótimo fim de semana.

Anônimo disse...

Olá Td bem! Estou com alguns problemas no blog mas aos poucos tudo vai se resolvendo.
Neste final de semana celebramos a ASSUNÇÃO.
E assim, podemos conceber a idéia de que Maria é intercessora por nós junto a Jesus. Ela é sim a medianeira diante do fruto de seu ventre. Por Maria se chega ao Filho e por Ele ao Pai. A escada que leva ao céu tem degraus distantes e ás vezes fica difícil a subida, mas Nossa Senhora está de pé, firme e incansável a nos estender a mão para ajudar a alcançar o próximo degrau. No alto da escada está Jesus, sempre pronto a atender aos pedidos da Mãe. Jesus nos pega pelos braços e nos leva ao Pai.

Abraços, Reinaldo Fonseca
Paróquia São Pedro Apóstolo