domingo, 16 de outubro de 2011

A César, o que é de César...

Ler a Bíblia é um hábito saudável que precisamos ter no nosso dia a dia. Interpretar a Palavra de Deus com nosso raciocínio é impossível. Só o Espírito Santo poderá nos revelar a mensagem que cada passagem lida se faz necessária a nós.
Click aqui e leia as leituras de hoje e o comentário sobre o Evangelho.

A pergunta maliciosa dos fariseus (Evangelho de hoje) se era justo ou não justo pagar os impostos recebe de Jesus uma sábia resposta: “Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. E abre a reflexão sobre duas questões que continuam atuais.
Primeiro, a relação entre Igreja e Estado. São duas instituições de ordem diferente, uma preocupada com o temporal e a outra com o espiritual, mas ambas devem procurar a realização do bem comum e a felicidade plena do ser humano. A liberdade de ação de cada uma é determinada pelo respeito integral aos direitos individuais e coletivos do ser humano.
Segundo, podemos dizer que a caridade só tem lugar quando a justiça se realizou em todos os seus aspectos. O anúncio da Reino de Deus se torna eficaz enquanto vence o pecado e transforma as estruturas de iniquidade e opressão, criando condições de vida, igualdade e dignidade para todos.
Deus age na história, dirige as nações e os acontecimentos para que Seu povo viva em liberdade. Jesus nos alerta e nos ajuda a não cairmos nas malhas das leis exploradoras do consumo e do lucro. O povo não pode ser tratado como mercadoria.

A moeda é de César, mas o povo é de Deus.
Jesus nos faz sábios para dar a Deus o que é de Deus!
- Frei Anacleto Luiz Gapski -

6 comentários:

Reinaldo Fonseca disse...

Olá! Ótima sua postagem, ser justo é sinal de respeito.
Boa semana na Paz e no Amor de Cristo,

Reinaldo e Equipe da PASCOM

Aliny disse...

oie minha querida tia Tetê q legal q vc foi passear :) chuva?? aki tah chovendo desde 6ª feira..Adorei seu post + a frase q me tocou foi essa " A moeda e de Cesar, mas o povo e de Deus" :)) D+++...uma semaninha abençoada p vc e familia.. <3 Bjinhux

Suzuki disse...

Olá! Feliz de ver seu comentário lá no blog! Gosto de tê-la entre meus amigos! Atualizei... Dá um pulinho lá! Beijos Suzuki

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita ao Sinais do Reino! Paz e Bem! Beijos Mabel

Maria Luiza Saes de Rezende disse...

Ainda bem quue Jesus estava para o seu povoo, orientando-o, porque via os gananciosos extrapolarem. Quer vergonha maior que descontarem imposto no meu holleryth, professora aposentada, enquanto os milhionários trapaceiam e não pagam? Bjbjbj!

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida
César é também exigente...
Estamos rodeados de exigências cristãs mas Deus sabe bem o que faz...
Bjm de paz e óitma semana