terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A lei da vida

O modo de Deus agir é diferente dos critérios humanos. O amor de Deus busca toda pessoa e está acima de toda lei.
Andar com Jesus pelos campos da vida é estar aberto para aprender com Ele a colocar a vida em primeiro lugar, e não a lei como forma ritual sem amor. Jesus sabe que a lei não é ruim em si mesma, mas se torna um instrumento de repressão quando é mal aplicada por gente de mentalidade como a dos fariseus de ontem e de hoje. O mal não é a lei, mas a mentalidade humana sobre a lei.
Para mudar essa mentalidade, Jesus não foge da lei, mas ( Evangelho de hoje ) enfrenta-a com senso crítico. A lei existia para evitar exageros no “descanso sabático”, que era um dia de relação do povo com Deus e de Deus com o povo. Jesus não está contra a Lei de Moisés, mas contra a mentalidade legalista de quem perdeu o sentido humanista da Lei. O centro da Lei Divina é o valor da vida das pessoas. O amor a Deus e ao próximo é o núcleo vital da Lei de Deus.
O Espírito do Senhor ilumina as ações humanas. Basta que nos deixemos conduzir por Ele, para não cairmos na superficialidade e na hipocrisia.
- Anízio Freire -

4 comentários:

Orvalho do céu disse...

Olá, amiga
Senso crítico no qual devemos nos pontuar sempre...
Discernimento e prudência são sempre molas chefes da Espiritualidade...
Bjm de paz e esperança

Aliny disse...

Oie tia abriu rapdinho nem foi preciso atualizar a pagina :) eh os fariseus de hoje sao iguais os de ontem (passado) mas como sei q Deus eh Amor..nao tenho o q temer..Ele é a lei da vida..e a lei dos homens sao de seus interesses..mas como existe a Lei de Deus..ela vale p tds principalmete p os fariseus de hoje..tia euzinha falei (digitei do jeito q entendi ) pq tenho ctz q para Deus existe o perdao ..o amor..a compreensao..e ele nao gosta do q os fariseus de hoje fazem com os menos favorecidos..akeles q estao na rua seja pela droga..alcool ou outro motivo..sao filhos de Deus e merecem ser tratados com carinho e nao como estao sendo tratados ..tia euzinha toh falando o q vi...o policial batendo de cacetete num drogado q tava dormindo na calçada..o carinha nao conseguia nem levantar de tao chapado q tava..essa eh a lei dos fariseus de hoje..e tem pessoas q falam assim...vc defende mttt essa gente..nao e nao..penso q eles fizeram mt coisa errada..mas quem nunca errou q atire a primeira pedra..Palavras de Jesus Cristo..nuxa hoje euzinha me empolguei e escrevi paks..mas Deus sabe q tudinho q escrevi aki foi de coração..resumindo..estou desabafando com o Espirito Santo "Amem";;; t amodoroo..tks pelo carinho....Bjinhux

Maria Luiza disse...

Não tem como não copiar um texto assim tão pungente que penetra no âmago e nos faz ver o quanto precisamos de Deus! Obrigada amiga pela partilha! Fique com Ele e lhe dê a Paz! Beijos!

Maria Luiza disse...

Não tem como não copiar um texto assim tão pungente que penetra no âmago e nos faz ver o quanto precisamos de Deus e quando lemos que "Ele busca toda pessoa e está acima da lei", é de arrepiar! E pensar que ainda temos tantos friseus dentro de nós! Obrigada amiga pela partilha! Fique com Ele e lhe dê a Paz! Beijos!