sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Exaltação a Santa Cruz

Deus em Seu amor é companheiro inseparável de nossa humanidade. Por isso estava ao lado do povo hebreu, livrando-o de seu sofrimento. Em Seu Filho Jesus Cristo fez-se eternamente presente para toda a humanidade, oferecendo-nos sem cessar Sua salvação.
O Evangelho de hoje diz: “Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado”. Quem olhava para a serpente de bronze, levantada por Moisés no deserto, era curado do veneno mortal. Se precisamos nascer do alto, é preciso que o Filho do Homem seja levantado. “Levantado” significa ao mesmo tempo crucificado e glorificado. O messianismo de Jesus passa pela cruz e só se revelará plenamente na cruz. A cruz é o amor, que, tendo dito e feito tudo, cala e para, pois simplesmente é!
Contemplando Jesus pregado na cruz, somos desenvenenados da mentira da serpente que envenenou nosso conhecimento de Deus, levando-nos à desobediência, à vergonha, à fuga. Em Jesus crucificado conhecemos a Verdade. Não sem razão o Crucificado é comparado à serpente de bronze levantada no mastro. Nele, com efeito, vemos o mal que a serpente nos fez e o bem que Deus nos quer. Jesus Crucificado é verdadeiramente o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

A Festa da Exaltação da Santa Cruz nos convida a voltarmos nosso olhar e nosso coração para todos os que hoje se encontram pregados na cruz: os pobres, as crianças abandonadas, os doentes sem atendimento, os idosos desprezados... Amar o Cristo é amar os irmãos pelos quais Ele deu a vida, e que esperam agora nossa ação caridosa e solidária.
Vivamos, pois, irmanados nesta fonte de vida que é a Cruz de Cristo!
- Pe. Ferdinando Mancílio -

2 comentários:

Marizza Semeadora disse...

É muito gostoso chegar no blog e encontrar um comentário! Melhor que isso é vir retribuir e encontrar um post magnífico como este! Muito obrigada pela visita! Aquilo que você semear, isso também colherá, portanto, semeia para o Espírito e do Espírito colherá vida eterna. Deus te abençoe! Paz e Bem!

chica disse...

Maravilhosa mensagem e convite esse! beijos,lindo fds!chica