sexta-feira, 26 de julho de 2013

Com os olhos da fé

Muita gente lamenta o fato de não ter sido contemporâneo de Jesus, gostaria de tê-lO visto, ouvido, tocado, como se o encontro com Jesus dependesse da contemporaneidade física... quem O rejeitou e O condenou à morte, O viu, O ouviu e O tocou, mas, nem por isso, acreditou; muito pelo contrário, a fraca e frágil humanidade de Jesus foi para eles uma barreira intransponível para o passo da fé.
Mas, ao mesmo tempo, uma graça única nessa contemporaneidade: cada acontecimento único e irrepetível só pode ser visto por quem está presente a ele, no espaço e no tempo e essa foi a graça que os discípulos gozaram. Por outro lado, é mais universal a situação daqueles que “creem sem ter visto”. O acontecimento passado é tornado presente pela palavra de quem o testemunha. Um elemento, porém, estabelece uma plataforma comum entre os dois grupos: colher e acolher o significado do fato.
Ver um fato é importante, mas pode ser trágico... é a situação dos que viram e não creram. Não ver um fato, mas crer no seu significado, é salvador. O mais importante no ser humano não é ver; o ser humano é alguém capaz de “ler” a realidade. Todo acontecimento é um sinal e todo sinal contém um significado que só é significativo para quem o entende. A fé é justamente essa leitura que, vendo e acolhendo o significado, acolhe o fato.

Ver e ouvir Jesus foi uma situação única e irrepetível, mas não é o mais importante... O mais importante é ver o invisível, é ouvir a Palavra por detrás das palavras. Ver e ouvir, muitos puderam; porém ver os fatos e ouvir as palavras como sinais de algo maior é próprio da fé, passo que só alguns dão.    
(Pe. Antonio José de Almeida)
 
 
Encontro com Jesus
click e entre em sintonia

2 comentários:

Ane disse...

E sem fé é impossível agradar a Deus!Eu fiquei vendo o papa pela TV e pensando:será que Tetê não foi pra o Rio pra jornada?Teve gente lá do hospital que foi.
Ei,uma pena mesmo não ter Vigilantes do peso por aqui.Eu me lembro que antigamente tinha,minha irmã chegou a participar uma vez.No mais um abraço!

chica disse...

FÉ não nos pode faltar!!! Acabando de chegar e vendo os amigos...beijos,chica