terça-feira, 5 de novembro de 2013

Reconhecendo o dom

Lc 17,11-19 narra a cura dos leprosos. É uma narrativa extremamente dinâmica: contém uma dezena de verbos de movimento e fala não da possibilidade, mas da realidade do impossível. No caminho para Jerusalém, Jesus passa em Jericó - a cidade mais antiga do mundo, porta da terra prometida.
Durante o percurso, dez leprosos que são agraciados pela misericórdia de Jesus. Ele não recua diante deles; não impede que dEle se aproximem. Ele ouve seu grito, Sua misericórdia os cura e devolve ao convívio social. A salvação, que ninguém pode dar a si próprio, já foi dada àqueles dez leprosos. Mas só um volta para agradecer...só um tem a fé que salva e encontra o Salvador e, por isso, torna-se responsável pelos outros nove, para que se sintam curados e voltem ao Salvador, reconhecendo o dom recebido e dando ação de graças.
A salvação, na verdade, não é ser curado da lepra, mas encontrar-se com Aquele que nos cura. Nenhum copo d’água mata a sede, que sempre volta; é preciso encontrar a fonte, de onde jorra a água viva. Só quem tem as mãos limpas e o coração puro pode subir o monte do Senhor. Só o Justo tem forças para fazer a santa viagem. Não é o nosso caso... mas, mesmo sendo pecadores e fugitivos, temos que subir a Jerusalém. Jesus nos envia a fazer o que para nós é impossível... Jesus, vem ao nosso encontro, assume nossa lepra e segue conosco para a terra prometida!
Pe. Antonio José de Almeida

2 comentários:

chica disse...

Mais uma escolha linda para deixar de mensagem por aqui! beijos,tudo de bom,chica

selene ramos disse...

Bom dia estrelinha de primeira grandeza! minhas costelinhas estão quase curadas,e graças ao senhor nosso jesus as dores passaram de vez!parabéns por tão lindo poster,pois temos que amar jesus sem se preocupar em pedir ,já que ele sabe o que precisamos e cuida de nós mesmo sem merecer-mos. AMO JESUS!!!!!amiga querida obrigado por ter visitado os meus cantinhos! fiquei super feliz. o magia e o pedacinhos estão precisando atualizar,o que pretendo fazer ainda essa semana.É que quase não vai amiguinhos lá que pensei até em acabar com eles. Vou tenta mais uma vez!! beijinhos de carinho para você meu lindo cristalzinho de luz.