domingo, 12 de junho de 2016

Falar ou calar?

Há quem se cala e é considerado sábio, e quem se torna odioso pela intemperança no falar [...] O sábio permanece calado até o momento oportuno, mas o leviano e imprudente não espera a ocasião Eclo 20,5-8.
Saber falar e saber calar; não sabemos o que será mais fácil ou mais difícil, ou mais conveniente.
Calar a seu próprio respeito é humildade; não falar de si próprio quando se sente o desejo de expor os próprios méritos ou as próprias ideias ou iniciativas, é sinal de verdadeira humildade.
Calar os defeitos alheios é caridade; não criticar os outros, suas atitudes, suas intenções, seus atos; não emitir julgamentos comparativos; não falar tanto dos outros, sempre com um desejo de crítica ou pessimismo, é certamente caridade.
Calar em tempo é prudência; não falar quando nos sentimos com o impulso da reação, quando nos vem na ponta da língua toda uma série de palavras, insultos ou afrontas - isso é prudência.
Alfonso Milagro

8 comentários:

Anete disse...

Uma mensagem muitíssimo confrontadora. Uma boa reflexão.
Tudo tem o seu tempo certo, falar e calar... A Bíblia diz que até o tolo se passa por sábio qdo permanece calado!
MAS, tudo se resume no AMOR... Tem até um livro c o título...

... Uma boa semana! Abraço

Maria Luiza disse...

Arte difícil essa de calar na hora certa! Sempre há o ato de extrapolar e cometer o arrependimento! Penso que só o tempo, o crescimento espiritual e orações vão nos dando a medida certa! belo texto, Tetê! Beijinhos!Tudo de bom, feliz semana!

Clau disse...

Olá Tetê \o/
A prudência no falar sempre será bem vinda...
Falar de menos ou de mais, não e muito bom!rs
O equilíbrio deve prevalecer.
Achei ótimo esse texto!
Beijos!

Mirtes Stolze. disse...

Boa noite Amiga.
A tempo de falar e se calar, a prudencia é algo maravilhoso. Uma linda mensagem. Feliz terça- feira, Beijos.

Jô Turquezza disse...

Ou Tete, estou voltando aos blogs.
Bela mensagem.
Saudade dos nossos Encontros.
joturquezzamundial
Beijos.

Mirtes Stolze. disse...

Passando para lhe agradecer pela dicas, amei, vou comprar plantas brancas e assim que colocar na frente da porta lhe mostrarei. E orar e musica não vão faltar e cores alegres são os brinquedos dos meus amorezinhos rsrs. Comprei também ate almofada vermelha rsrs. Enfim só entrei rapidinho para lhe agradecer. Obrigada.

Mirtes Stolze. disse...

Boa tarde amiga.
Hoje passando para lhe deixar um grande abraço, plantas compradas rsrs, assim que arrumar meu novo lar colocarei a imagem para você ver. Mas vou lhe confessar um coisa eu tenho uma planta que morre ,não morre, e eu nunca desisto dela. A minha filha ate me perguntou se iria jogar fora, como iria levar ela para casa nova ? mas quer saber amiga, ela vai rsrs, está bem feiinha, acho ate que pode ter pego influencia daqui, se é que isso existe, mas não consigo desistir dela rsrs. Vou colocar as plantas que brancas que você sugeriu , amei a sua ideia, vão ficar lindas, mas se ela ficar mucha, ai que sera o problema rsrs, pois nunca vou ter coragem de jogar fora, mas sim lutar por elas, colocar mais terra etc. Coisa de louco rsrs, mas assim sou eu, acho que nem deveria ter plantas, pois quando elas morrem eu sinto, que horror rsrs. Um lindo sábado. Enorme abraço.

ONG ALERTA disse...

Bela mensagem, Bjbj Lisette.