terça-feira, 22 de novembro de 2011

Conversão e amor

Nos nossos tempos, periodicamente surgem vozes que anunciam a iminência do fim do mundo, colocando muitas pessoas em estado de pânico. Jesus nos alerta no Evangelho de hoje: “Cuidado para não vos deixardes enganar, porque muitos virão em meu nome e dirão: ‘Sou eu’ e ‘o tempo está próximo’. Não os sigais”. Afinal, quem poderá dizer-nos o dia da vinda do Senhor?
Certos grupos querem provocar com estes boatos uma rápida conversão das pessoas. Mas a conversão não se provoca com pavor. Daí resultam as religiões do medo. Querer apressar a conversão das pessoas significa não respeitar o tempo de Deus. Deus dá tempo para as pessoas.
Jesus convida com amor, sem coerção, sem ameaças, para que a resposta brote da liberdade que temos de escolher. Nos evangelhos não se encontra nenhum exemplo sequer em que Jesus tivesse obrigado alguém a aceitar a proposta do Reino.
A transformação ou aperfeiçoamento do mundo, que culminará com a vinda do Senhor, é um processo extremamente lento e a humanidade toda também tem seu processo de conversão, de adesão ao Reino e de aperfeiçoamento.
- Celso Marcio Teixeira -

Nenhum comentário: