domingo, 20 de novembro de 2011

Cristo Rei do Universo

Hoje, último domingo do ano litúrgico, festa de Cristo Rei do Universo.

O Reino de Jesus é reino de justiça, vida e liberdade. Depende de nós aceitar e antecipar a vinda desse Reino, construindo-o pelo nosso empenho pessoal, familiar, comunitário e profissional.
A festa de Cristo Rei evoca a justiça de Deus e a esperança que os povos todos nEle colocam. Ao invocar a realeza de Cristo, a Igreja, como mãe, ressalta a importância do poder-serviço nEle manifestado, convidando a todos nós para a atenção e o cuidado com os mais fracos.
Chamar Jesus de Rei do Universo significa que é Ele quem dirige a história. Sua mensagem, do amor fraterno e gratuito, manifestada aos mais pobres e oprimidos, selada pelo dom da própria vida, é a última palavra. Entretanto, vivemos num mundo de pouca gratuidade. É deste amor não interesseiro que Cristo pedirá contas na hora decisiva.
Esse amor gratuito já existe em nosso mundo, mas, por sua própria natureza, ele fica na sombra, age no escondido, produzindo, contudo, uma transformação irresistível e sempre renovada. Neste sentido, os humildes projetos de solidariedade não interesseira (creches comunitárias, hortas comunitárias, escolas atendidas por voluntários, etc.) são uma coroa para o Cristo Rei, que hoje celebramos.
- Ir. Sônia de Fátima M. Lunardelli -

Nenhum comentário: