sábado, 26 de novembro de 2011

Realidade do Reino

Concluindo hoje o ano litúrgico, a liturgia nos recorda que a aproximação do Reino de Deus e a incerteza do último dia exigem vigilância. O Reino e a vinda do Filho do Homem se manifestam nos acontecimentos da história da salvação. É preciso confiança, espírito de resistência e discernimento para perceber a ação do Senhor na história. Deus se faz presente na vida de Seu povo e quer sempre caminhar com ele.
Na primeira leitura, Daniel diz que ficou aterrorizado com as visões que teve e, em nossos dias, o profeta também ficaria aterrorizado com as imagens que nos causam medo: destruição da natureza, guerras, violências, injustiças... No Evangelho, Cristo nos alerta que não nos deixemos entorpecer pelas coisas que trazem prazer e alegrias imediatas, mas que são passageiras. Ele nos desperta para a realidade do Reino, que tem força transformadora, nos renova e nos dá a felicidade que dura para sempre.
O Reino exige vigilância, pois ele vai chegando em cada acontecimento de nossa vida e da história do mundo. Precisamos permanecer fiéis na verdade do Reino e do Evangelho de Cristo. A fidelidade faz-nos permanecer em pé diante do Filho do Homem, pois sabemos em quem estamos confiando.
- Pe. Ferdinando Mancílio -

Nenhum comentário: