sábado, 17 de março de 2012

Deus quer um coração contrito

O Evangelho de hoje, mostra dois homens rezando. Duas posturas. Duas maneiras de se relacionar com Deus.
Um deles, não é como os ladrões e os desonestos. Jejua e paga o dízimo. É cumpridor de seus deveres. Não reconhece sua fragilidade. A cabeça erguida diante de Deus demonstra sua autosuficiência. O outro, sua ficha pessoal não é das mais limpas e ele tem consciência disso. Vai ao templo, não levanta os olhos e consegue, no silêncio de su interior, fazer chegar até o Senhor seu estado de alma. Simplesmente bate no peito e pede a misericordiosa piedade de Deus. Nada mais.
Deus, o Altíssimo, não é o Deus dos que cumprem seus deveres com certa prosa, não é dos que consideram os outros o resto da humanidade, não é Deus dos que querer concorrer com Ele em “perfeição”. Somos servos que fazemos o que precisamos fazer e nada mais. Mergulhado na certeza de não valer muito, o cobrador de imposto do Evangelho consegue, com seu coração contrito, atrair o carinho de Deus. O coração contrito é, com efeito, a porta por onde passa a bondade e a misericórdia do Senhor.
Não são nossos méritos que justificam, mas a graça gratuita do Senhor. Diante de Deus não cabem elogios pessoais, mas a atitude de humildade e confiança em Seu amor e Sua misericórdia. Todos os que se põem diante da misericórdia do Senhor recuperam a vida, pois o amor de Deus é mais forte que a morte.
- Frei Almir Ribeiro Guimarães -

Um comentário:

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita ao Sinais do Reino! Paz e Bem! Beijos Mabel