sexta-feira, 5 de julho de 2013

Medo X Confiança

A travessia de Jesus e os discípulos (Mt 8, 23-27) é um símbolo de nossa existência. A barca lembra a comunidade, na qual Ele está conosco. Enfrenta dificuldades, calmarias, tempestades... mais cedo ou mais tarde, todo barco vai a pique: é a morte, um tirano que governa retroativamente a vida.
Ao longo da travessia, dois sentimentos opostos brigam pelo comando: o medo e a confiança. O medo bloqueia o coração humano enquanto a confiança o estimula a caminhar. Cabe a nós favorecer a confiança e controlar o medo. Se o medo provém da consciência da nossa limitação, a confiança vem da consciência de que Deus é Pai e se pode contar com Ele. As situações limite mostram nossa limitação, mas também estimulam o crescimento, especialmente da fé. É nos momentos de crise que a fé mostra a cara ou tira o corpo fora. 
Para se chegar ao outro lado da vida, é preciso exorcizar o medo do mar, do abismo e da morte. É o que faz Jesus na barca: encostou a cabeça no “travesseiro” duro da barca e dormiu. Ele dorme e acorda -morre e ressuscita- para derrubar o muro que separa nossa realidade de morte do Seu (e do nosso) desejo de vida.
Jesus é aquEle a quem o vento e o mar obedecem. Ele “dormiu” conosco para “acordar” para nós; Seu sono é a confiança de quem pousa a cabeça no colo do Pai. Podemos repousar a cabeça no Seu colo também, pois Ele é o Senhor que nos salva!
(Pe. Antonio José de Almeida)  
 
 
Encontro com Jesus
click e entre em sintonia

2 comentários:

chica disse...

O medo pode nos parar, travar. Adquirir confiança é preciso! beijos,tudo de bom,chica

Aliny disse...

oie tia/dinda :) LindoooooO tudinhOo o q eu precisava Ler!
FDS MARA!!! cheinho de bençãos!
Passatempo p Free-da e Shee-ra «« ╦ ╦ ­­
Bjinhux ­­­