sábado, 21 de setembro de 2013

A paz se constrói e se aprende

Não podemos esperar que acabem os conflitos para haver paz. Ela deve ser construída todos os dias pela educação de crianças, jovens e adultos, na escola, no trabalho e no lar. Paz é perdão na família, é animar o triste, é dar a mão a quem nos magoa. Paz é mesa farta, é o pão partilhado, é respeito à natureza. É criança acolhida, é juventude orientada, é direito respeitado.
Paz é união, alegrias, compreensão, bondade e justiça. É vencer o preconceito, aceitar o diferente, acreditar nos pequenos, converter os poderosos. É dever cumprido, compromisso assumido, esperança partilhada. É a alegria indo ao povo e o povo indo a Deus. É escola, moradia, saúde, harmonia.
Para alcançar a paz, temos de aprender a tolerância, que nos faz ver no outro um ser humano como nós, e aceitá-lo com suas inevitáveis diferenças; aprender também a perdoar, renunciando à retaliação e à vingança; aprender ainda a ser livre, usando a liberdade para buscar o bem viver, próprio e coletivo; e, finalmente, aprender a reconhecer o justo e agir com justiça. Só renuncia à violência quem recebe justiça; só crê em justiça quem tem pão e esperanças.
A paz pode ser aprendida: é a vivência das melhores qualidades do ser humano. É Jesus no outro, em mim, em você e no mundo inteiro. Paz é Eucaristia. Paz é Deus! (Vitor Ângelo Bellumat)

Um comentário:

chica disse...

Que lindo e como todos a queremos e precisamos. Aprendê-la é preciso!! beijos,lindo domingo! chica