quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Exame de consciência

Deus nos guarde de abandonarmos a Leio e os preceitos” (1Mc 2,21). Partindo desse princípio e revendo minha história nos últimos anos, fiquei pensando nas vezes em que fui capaz de guardar a Palavra... perguntei a mim mesmo: Quantas vezes mantive-me fiel ao Evangelho? Quantas vezes consegui corresponder ao amor de Deus?
Não é fácil fazer esse exame de consciência... sinto-me desanimado, impotente, vejo como sou pequeno, mesquinho até. Eu ainda não consigo viver plenamente o ideal do Evangelho proposto por Jesus. Contudo, revendo a história de minha vida, sinto que muita coisa mudou nesses últimos anos. Relembro os dias que comecei a participar da vida da comunidade, colaborando nos mais diferentes momentos de oração e trabalho; mudou meu modo de compreender e de viver a fé; mudou também o meu comportamento, adquiri um novo modo de pensar, de agir, de ser e conviver.
Continuo pecador, ainda erro bastante, mas, agora sei para onde estou caminhando e qual é a meta: Cristo e a comunhão com os irmãos. Consigo agora discernir meus erros e determinar as correções que preciso fazer e agradeço a Deus a oportunidade que Ele me oferece a cada dia: a graça de recomeçar, aprendendo a amar e a servir.
Marcos Daniel de Morais Ramalho

Um comentário:

chica disse...

Acho sempre interessante esse exame de consciência, uma revisão de nossosw dias.assim nada acumula! beijos,chica