sábado, 4 de janeiro de 2014

O poder do testemunho

No começo de tudo, está João Batista, que não é a Palavra, mas só a voz a serviço da Palavra. Quem ouve o seu testemunho põe-se em condição de encontrar-se com o Filho e de testemunhá-lO a outros. O testemunho se difunde como um contágio, como fogo que se propaga: os pontos são muitos, mas o foco central é um só.
O testemunho de João toca André; André conduz Simão a Jesus, vem, depois, Felipe, que leva o incrédulo Natanael a “vir e ver” Jesus. Quem O descobriu primeiro leva outro ao Seu encontro e acaba testemunhando uma nova revelação que o outro não tinha captado ainda.
Dois discípulos de João Batista acolhem o seu testemunho sobre Jesus e O seguem. Jesus vira-se para eles e pergunta: “O que estão procurando?” Os dois discípulos respondem com outra pergunta: “Mestre, onde você mora?” A resposta de Jesus é um convite a aprofundar o seguimento: “Venham e vejam!” E começaram a viver com Ele.
Venham e vejam” é o convite que a Palavra faz a cada um que a procura; “E começaram a viver com Ele” é ter a mesma casa; é um ser casa para o outro. Assim como Jesus está no Pai, nós estamos em Jesus e Jesus, em nós. Viver juntos é participar do amor que intercorre entre o Pai e o Filho, tornando-nos filhos.   
Encontrar o Senhor, que passa pela nossa vida, perceber o Seu olhar que nos convida a seguí-lO, procurar conhecê-lO melhor, ligar-se cada vez mais a Ele. Estas são como que as etapas da caminhada cristã. Estamos entrando no caminho de Jesus? Estamos seguindo Jesus?
Pe. Antonio José de Almeida

Nenhum comentário: