sexta-feira, 15 de julho de 2011

Misericórdia e compaixão

Ler a Bíblia é um hábito saudável que precisamos ter no nosso dia a dia. Interpretar a Palavra de Deus com nosso raciocínio é impossível. Só o Espírito Santo poderá nos revelar a mensagem que cada passagem lida se faz necessária a nós.
Click aqui e leia as leituras de hoje e o comentário sobre o Evangelho.

Jesus teve constantes dificuldades com os fariseus. Eles não eram maus, só que não puderam entender que Jesus trazia uma nova interpretação da Lei, para dar vida, para dar alegria aos que se punham sob o olhar providencial de Deus. Os fariseus com suas absurdas prescrições, não puderam compreender que o Deus que Jesus revela é pura misericórdia, pura compaixão.
Num rito familiar e ao mesmo tempo comunitário, os israelitas celebram a primeira páscoa (primeira leitura), depois recordada continuamente em sua história. O sangue do cordeiro imolado será sinal de salvação e vida para o povo de Israel. Jesus é a nova Páscoa, e Sua misericórdia supera toda norma estabelecida. As leis são criadas para reger e promover a vida, e não para sacrificá-la. Nosso Deus, o Deus revelado por Jesus, é capaz de rasgos de amor e compaixão (Evangelho do dia).
Prolongamos a presença de Jesus entre nós, usando de misericórdia e compaixão. Estes dois sentimentos são os únicos que poderão salvar a humanidade perdida em meio a tantas formas de opressão, de religiões e de fundamentalismos.

Imagine Jesus convivendo hoje em nossas comunidades, ouvindo os lamentos dos excluídos e descartados pelos sistemas político, econômico e religioso...
O que Ele diria dos nossos preconceitos? O que Ele diria de nossa cegueira em não perdoar, em não buscar as ovelhas perdidas?
- Magda Brasileiro -

2 comentários:

Mabel disse...

Olá Tetê! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita ao Mensagens do Anjinho! Bom final de semana! Paz e Bem! Beijos Mabel

Aliny disse...

Oie tia Tetê ..lendo o evangelho ..ja pensou comer o cabrito ou ovelha inteiro ..com cabeça...etc..etc..???Q lindo :) O Filho do Homem é senhor do sabado...entao os dois sentimentos q aproxima Jesus eh a compaixao e a misericordia...um fds abençoado...Bjinhux