quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Lobos em pele de ovelhas

Jesus dirige Seu discurso aos escribas, aos fariseus, aos discípulos de ontem e aos discípulos de hoje. Ninguém escapa! Ele nos mostra que há um saber e um fazer que levam à violência e à morte, mas sabem se disfarçar de justificações religiosas. Quando o mal acontece como transgressão da lei e se mostra como tal, é fácil reconhecê-lo. Mas o mal que acontece sob a máscara da observância da lei, se mascara de bem e aí é muito difícil reconhecê-lo e esse mal mascarado de bem mora muito perto de nós!
O mal em forma de bem é a hipocrisia de quem faz o mal, mas não é capaz de assumi-lo; é a hipocrisia de quem pode até fazer o bem, mas não é movido pelo amor... Os hipócritas aparentam ser justos, mas buscam a auto-justificação, que não conhece o amor e gera todo tipo de maldade sob a máscara de bem. O perigo é mascarar os pecados atuais, continuando a mesma história de violência dos nossos antecessores.
Devemos manter-nos na fraternidade e nunca representar, como se faz no teatro... não podemos ser atores (o ator nunca é ele mesmo), mas “fazedores” da Palavra. O mal supremo não é propriamente o mal: é a hipocrisia, o mal que não se assume ou o mal que se mascara e se esconde atrás do bem.(Pe. Antonio José de Almeida) 

3 comentários:

chica disse...

Cheguei agora e peguei saindo do forno. E como temos lobos disfarçados pelos caminhos. Saber distinguí-los é preciso. Valorizar a autenticidade sempre! beijos,lindo resto de dia! chica

Ane disse...

Ei Tetê,acabei de vir do seu Relicário,legal!E notei também desde a outra vez que vim aqui que vc mudou sus foto de perfil!De óculos em?
Quanto ao post,Deus me livre de hipocrisia!Bjos!

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Tetê
A hipocrisia nasce com a gente, cabe a nós darmos vazão ou não...
Bjm festivo de paz e bem